Empatia, conexão e fotografia: uma experiência vivida no Escutatória 10ª-Edição

Nos dias 26 e 27 de maio realizamos a 10ª edição do curso de Escutatória em um espaço lindo, acolhedor e repleto de natureza: o Espaço Viverde, localizado no distrito de Brumadinho, Minas Gerais. Os anfitriões do Espaço, Marta e Robson, vivem a vida inspirada na filosofia do yoga, com simplicidade e em comunidade.

Esta foi uma edição especial. Além do primeiro módulo, que fazemos desde 2016, oferecemos pela primeira vez o segundo módulo do curso. No primeiro módulo, quem participa pode relembrar lendo a crônica do nosso eterno professor Rubem Alves chamada Escutatória, uma das nossas principais referências (além de inspirações nas obras de Erich Fromm, Marshall Rosenberg, Brené Brown, Martin Buber, Leonardo Boff...). No segundo módulo, Rubem Alves nos inspira à arte da degustação. Degustar é escutar: com os olhos, com o nariz, ouvidos, boca e pele.

Uma rica experiência de escuta, conexão e empatia.

Porém, não para por aí. Tivemos uma parceria especial com a Nós Passarinho, que veio registrar a nossa experiência através da fotografia. O Rafa e a Thaysa é um casal que, além da paixão pela fotografia, caminham também na incessante busca pelo autoconhecimento, auto cuidado e conexão com o outro. E não por mera coincidência, o trabalho deles é justamente sobre isto.

Com o Rafa e com a Thaysa aprendemos o quanto a fotografia tem a nos ensinar sobre empatia. Olhar o mundo com os olhos do outro é um exercício de responsabilidade. Pois, quando me disponho a compreender a perspectiva do outro, ela se torna um pouquinho minha também, pois o outro confiou e a compartilhou. Sendo um pouco minha, eu escolho o que fazer com ela. Posso agir com bondade ou com malícia.

É assim a fotografia. O fotógrafo se propõe a registrar o mundo do outro, o olhar do outro, seus sentimentos. Fazendo isto, o olhar do outro e seus sentimentos passam a ser um pouquinho dele também. A fotografia pode ser um gesto de generosidade e compaixão, quando utilizada para emocionar e eternizar um momento permitido pelo outro. Ou pode ser utilizada de modo perverso e de modo a desumanizar o olhar do outro, tirar o seu lugar de escolha: como algumas fotografias que expõe momentos não permitidos e ridicularizam a pessoa fotografada.

A fotografia, assim como o nosso olhar, pode ser um gesto de empatia, quando assim escolhemos. E quanta empatia da Nós Passarinho! São esses lindos aí embaixo:

Mas ainda não terminou. Tivemos a alegria de receber o Lucas Alves, do O Espaço. O Lucas participou da nossa primeira edição, lá em 2016! E, desde então, ele vem sendo amigo e parceiro; multiplicando seu olhar através das Segundinhas (entra no grupo pra acompanhar!), dos vídeos, das oficinas... Temos uma grande admiração pelo Lucas e foi uma alegria contar com seu apoio e presença. Na foto abaixo, ele com a camisa linda do Espaço.

Neste final de semana, aprendemos um pouquinho (na verdade muito) com cada um. Ana, João, Luiza, Sandra, Renata, Lucas, Thaysa, Rafa, Murilo, Gleice, Adriele, Natália, Robson, Marta, Mana <3. Reforçamos ainda mais o que acreditamos aqui na Escola de Empatia: a riqueza está no outro. Quando nos permitimos a escutar, temos a possibilidade de aprender coisas que ninguém nunca poderia nos ensinar, a não ser quem fala. Pois ninguém nunca será como eu e você. Somos únicos no mundo, e sendo únicos, temos um mundo de novidades dentro de nós. Quanta responsabilidade!

Sábio é aquele que escuta. E por isto seguimos escutando mais e mais no Escutatória.

Nossa gratidão a cada um que se permitiu! Estamos aqui com a sensação de que somos amigos de longa data!

Com carinho,

Camila e Bruna