Festival_Empatia-8.jpg

E se as pessoas  adotassem uma postura de cuidado?

​

A Escola de Empatia é uma empresa dedicada a desenvolver atitudes de cuidado, cocriando um mundo mais justo e compassivo.

​

​Apesar da informação sobre a empatia estar cada vez mais acessível, somente uma pequena parte das pessoas estão, consistentemente, em contato com ambientes de aprendizagem favoráveis para desenvolver-se emocionalmente. Devemos compreender que cada pessoa tem um lugar essencial na vida em sociedade e ajudá-las a desenvolver condutas de empatia, ética e cuidado. Precisamos colaborar positivamente para que as pessoas, comunidades e empresas possam transformar o mundo em um espaço mais humano.

POR QUE A EMPATIA?

Estamos diante de uma mudança. A partir do velho paradigma da conquista (de terras, bens e até pessoas) que durante milênios entrou em nossos dias e reproduziu um modo de viver individualista e consumista, transformaremos valores, cultivaremos atitudes, para possibilitar melhores perspectivas. O paradigma do cuidado é a saída que encontraremos para viver.

​

Precisamos de todos para garantir uma mudança positiva. Desde as nossas crianças e adolescentes, até os adultos e os mais velhos, todos podem colaborar para uma cultura de empatia e de cuidado consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

competência do futuro

Por que
a empatia?

Onde você aprendeu a se relacionar?

​

Passamos grande parte a nossa vida aprendendo habilidades técnicas. Porém, o que realmente nos possibilita fazer a diferença nos lugares que compartilhamos são os nossos comportamentos.

​

A empatia é mais que uma possibilidade, mas um compromisso com o futuro.

PESSOAS SENTADAS EM RODA NA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO, EM BELO HORIZONTE. ENCONTRO: CICLO DA EMPATIA,
FOTO DE UMA MULHER SEGURANDO O LIVRO COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA, DE MARSHALL ROSENBERG.

Adotamos a abordagem Comunicação Não Violenta (CNV) criada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, por acreditarmos que a conexão humana é a chave para um mundo melhor.

​

A CNV "...é baseada nos princípios da não violência – o estado natural de compaixão quando a não violência está presente no coração. CNV começa por assumir que somos todos compassivos por natureza e que estratégias violentas - se verbais ou físicas - são aprendidas, ensinadas e apoiadas pela cultura dominante.

​

CNV também assume que todos compartilham o mesmo, necessidades humanas básicas, e que cada uma de nossas ações são uma estratégia para atender a uma ou mais dessas necessidades."

Center for Nonviolent Communication: An International Organization.

Empatia não é deixar de ser. É ser tão disponível ao ponto de deixar que o outro também seja, sem interferências. É a pré disposição para compreender. Uma relação de afeto, por vezes, mais ou menos unilateral (por exemplo, quando um psicoterapeuta atende um cliente) e, por vezes, uma troca mútua e respeitosa.

Quem cuida da Escola de Empatia: