top of page

O que a Escola de Empatia já realizou

Apresentação anual da Escola de Empatia

Desde 2020 realizamos um encontro anual, demarcando o início de nossas atividades. A cada ano escolhemos um tema e um convidado especial.

- 3 apresentações realizadas;

- Temáticas já abordadas: Masculinidades, Violência urbana e envelhecimento.

- Público alcançado: 103 pessoas.

Em 2016 formamos o Grupo Colaborativo de Comunicação Não Violenta, que foi esquematizado em oficinas mensais e, por fim, transformado no Curso Básico de Comunicação Não Violenta. O curso é realizado semestralmente.

- 13 edições concluídas;

- Público alcançado: 186 pessoas.

O primeiro curso realizado pela Escola de Empatia, que tem como principal objetivo desenvolver o potencial de escuta empática nas pessoas. O Curso de Escutatória é inspirado em obras de Rubem Alves, Carl Rogers, Marshall Rosenberg e outros autores.

- 25 edições concluídas;

- Público alcançado: 411 pessoas.

O curso é um aprofundamento do Curso Básico de Comunicação Não Violenta e propõe diversas reflexões sobre aspectos teóricos, históricos e vivenciais da CNV e conecta a abordagem a diversos outros temas como a Yoga, a neurociência, a mediação de conflitos, o Mindfulness e o cristianismo.

- Formato assíncrono.

Aulas abertas

As Aulas abertas são encontros realizados pelas facilitadoras da Escola de Empatia ou convidados. O objetivo é propiciar um momento teórico/prático acerca do tema proposto.

Alguns temas que já trabalhamos:

- Literatura infantil para adultos;

- Lenine e CNV;

- Escuta compassiva;

- Tomada de perspectiva e teorias psicológicas sobre a empatia;

- Jogo do Chacal;

- Iceberg da CNV;

- Jogo Quem tem razão;

- E outras.

No mundo do outro

Em formato de live, recebemos um convidado especial para escutar a sua história.

Conheça o podcast gravado pela Escola de Empatia. Episódios curtos, leves e divertidos tratam sobre a empatia em nosso cotidiano.

Festival de Empatia

Já foram três edições realizadas! O Festival de Empatia é um evento que celebra a nossa rede e o trabalho realizado em prol de uma sociedade mais humana. Confira os temas trabalhados nos festivais:

- 2019: Diversidades e privilégios;

- 2020: Comunidades;

- 2021: Histórias;

- 2022: Escutatória e Rubem Alves.

Antes do Festival de Empatia, esta celebração acontecia nas praças de Belo Horizonte, com a condução da Oficina Ciclo da Empatia e a oferta de escuta para os transuentes.

bottom of page