O que a Escola de Empatia já realizou
Apresentação anual da Escola de Empatia
Desde 2020 realizamos um encontro anual, demarcando o início de nossas atividades. A cada ano escolhemos um tema e um convidado especial.
- 3 apresentações realizadas;
- Temáticas já abordadas: Masculinidades, Violência urbana e envelhecimento.
- Público alcançado: 103 pessoas.
Em 2016 formamos o Grupo Colaborativo de Comunicação Não Violenta, que foi esquematizado em oficinas mensais e, por fim, transformado no Curso Básico de Comunicação Não Violenta. O curso é realizado semestralmente.
- 14 edições concluídas;
- Público alcançado: 196 pessoas.
O primeiro curso realizado pela Escola de Empatia, que tem como principal objetivo desenvolver o potencial de escuta empática nas pessoas. O Curso de Escutatória é inspirado em obras de Rubem Alves, Carl Rogers, Marshall Rosenberg e outros autores.
- 25 edições concluídas;
- Público alcançado: 411 pessoas.
O curso é um aprofundamento do Curso Básico de Comunicação Não Violenta e propõe diversas reflexões sobre aspectos teóricos, históricos e vivenciais da CNV e conecta a abordagem a diversos outros temas como a Yoga, a neurociência, a mediação de conflitos, o Mindfulness e o cristianismo.
- Formato assíncrono.
Aulas abertas
As Aulas abertas são encontros realizados pelas facilitadoras da Escola de Empatia ou convidados. O objetivo é propiciar um momento teórico/prático acerca do tema proposto.
Alguns temas que já trabalhamos:
- Literatura infantil para adultos;
- Lenine e CNV;
- Escuta compassiva;
- Tomada de perspectiva e teorias psicológicas sobre a empatia;
- Jogo do Chacal;
- Iceberg da CNV;
- Jogo Quem tem razão;
- E outras.
No mundo do outro
Em formato de live, recebemos um convidado especial para escutar a sua história.
Conheça o podcast gravado pela Escola de Empatia. Episódios curtos, leves e divertidos tratam sobre a empatia em nosso cotidiano.
Festival de Empatia
Já foram três edições realizadas! O Festival de Empatia é um evento que celebra a nossa rede e o trabalho realizado em prol de uma sociedade mais humana. Confira os temas trabalhados nos festivais:
- 2019: Diversidades e privilégios;
- 2020: Comunidades;
- 2021: Histórias;
- 2022: Escutatória e Rubem Alves.
Antes do Festival de Empatia, esta celebração acontecia nas praças de Belo Horizonte, com a condução da Oficina Ciclo da Empatia e a oferta de escuta para os transuentes.